Regras da sinuca Inglesa e Bola 8

Regras do snooker

Esquema de disposição das bolas no início da partida

O snooker é jogado por dois jogadores (ou dupla de jogadores), numa mesa com um pano de baeta de dimensões variáveis com 22 bolas: 15 vermelhas, 1 amarela, 1 verde, 1 marrom, 1 azul, 1 rosa, 1 preta e 1 branca, sendo a bola branca a única passível de ser tacada (em mesas menores, o número de bolas vermelhas pode ser reduzido, como no Brasil onde se joga com 6 ou 10 bolas dessa cor, em mesas com as medidas habituais do país; veja-sesinuca). O objetivo do snooker é fazer mais pontos do que o adversário, colocando o máximo de bolas nos buracos, segundo uma determinada ordem: primeiro deve colocar-se uma bola vermelha e de seguida uma das outras bolas, apelidadas de bolas de "cor". A pontuação é a seguinte:
Cada bola vermelha, 1 ponto 
* Bola amarela, 2 pontos 
* Bola verde, 3 pontos 
* Bola marrom, 4 pontos 
* Bola azul, 5 pontos 
* Bola rosa, 6 pontos 
* Bola preta, 7 pontos 
  Ao colocar as bolas recebe-se a pontuação respectiva. Após colocada uma bola de cor (que não vermelha), ela volta a entrar na mesa enquanto ainda houver bolas vermelhas, repetindo-se o mesmo ciclo. O local de colocação é pré-determinado e marcado na mesa para cada uma das diversas cores. Se o local de colocação estiver ocupado, a bola deve ser colocada no local de colocação de outra bola de maior valor que esteja livre. Se todas estiverem ocupadas, deve ser colocada o mais próximo possível do seu local original.Quando já não houver vermelhas em cima da mesa deve-se colocar as bolas de cor em ordem de pontuação crescente, ou seja, da amarela para a preta.O jogador que não consiga colocar nenhuma bola numa jogada, ou que cometa alguma falta, perde a vez e ainda sofre a penalização de ver somados quatro pontos à pontuação do adversário.
No final, o jogador que obtiver mais pontos é o vencedor. Uma partida entre dois jogadores é composta por vários jogos segundo o esquema de pontuação acima referido.
O árbitro do jogo que é responsável por declarar a existência de faltas e vigiar o decurso da partida, assegurando o cumprimento das regras.

Jogo em progresso em mesa reduzida. A bola vermelha está prestes a ser embolsada.


Faltas
Existe uma falta quando, durante ou na sequência de uma tacada, um jogador comete uma ação irregular. As faltas mais comuns são as seguintes:
falha em atingir qualquer outra bola (ou seja, a bola branca não toca em nenhuma outra antes de parar) 
atingir em primeiro lugar uma bola não-válida (por exemplo, apontar à azul e tocar em primeiro lugar numa vermelha) 
colocar (embolsar) uma bola não-válida 
embolsar a bola branca 
tocar numa bola não-branca com o taco 
fazer com que uma bola saia da mesa 
tocar na bola branca (cue ball) com algo que não seja a ponta do taco
fazer uma tacada sem ter pelo menos um dos pés em contato com o chão 
embolsar a bola preta, e nessa mesma jogada a bola branca entrar, nesse caso perde-se o jogo.
Algumas notas:
Se embolsa-se a bola branca, comete-se uma falta, perde a vez e o adversário recebe um determinado número de pontos, dependendo do que aconteceu na jogada. 
Se os pontos que ocupam as bolas de cor estiverem ocupados no momento em que regressam à mesa são colocadas no ponto livre de maior valor. Se todos esses estiverem ocupados, são colocadas o mais próximo possível do ponto de marcação da bola a colocar, sempre do lado de maior valor e sempre sem estar em contacto com outra bola (touching). 
Se duas bolas estão em contacto, considera-se "touching ball". Nesse momento, se a branca está nessa situação com uma bola vermelha, considera-se que já tocou na vermelha e pode ser tacada em qualquer direcção sem mover ou empurrar a vermelha que está em situação de "touching". Também se pode tacar para atingir a bola vermelha de "touching" mas só se estiver em posição clara de a embolsar. 
Quando um jogador não tem opção de jogar diretamente à bola vermelha sem se apoiar nas tabelas está em "snooker". 
A ocorrência de falta implica a perda de vez e pontos de penalização, na forma de pontos somados ao adversário. Este pode, por sua vez, decidir jogar ele mesmo ou abdicar da sua vez e fazer o adversário faltoso continuar o seu jogo, consoante lhe pareça mais vantajoso. 

Uma aranha, que pode ser usada como ponte sobre as bolas que fazem obstrução a uma tacada que seria mais difícil apenas se fosse feita com uma ponte com a mão
Bola livre
Quando um jogador comete uma falta e deixa o seu adversário em posição de snooker ou snook, este beneficia de uma bola livre (free-ball).
Um snook ou snooker é uma situação de distribuição das bolas sobre a mesa na qual uma tacada em linha reta em direção a qualquer bola em jogo (ou seja, que corresponda a bola que pode ser embolsada sem falta nessa vez) não está disponível, por obstrução de uma ou mais bolas que não estão em jogo. Se alguma bola em jogo não é atingível com uma tacada fina (muito precisa) de qualquer dos seus dois lados, essa situação obriga a jogar com as tabelas e corresponde a um snooker.
Um jogador que obtenha uma bola livre pode escolher livremente uma bola de cor em lugar da bola a jogar. Para a tacada seguinte, esta bola toma o valor da bola que estaria em jogo. Desse modo, enquanto bola de cor, é recolocada na jogo se for embolsada.
Exemplos de situações de bola livre:
há ainda algumas bolas vermelhas na mesa. Um jogador tem o direito a uma bola livre, e escolhe a bola azul como bola livre. Joga e embolsa a bola azul. Marca um ponto (como se a bola fosse uma bola em jogo vermelha) e a bola azul regressa ao seu ponto na mesa. Joga de seguida normalmente uma bola de cor (não vermelha). 
após se ter dado o fecho da mesa (todas as bolas vermelhas foram colocadas), a bola em jogo é a verde e um jogador tem direito a uma bola livre. Escolhe a bola cor-de-rosa e embolsa-a. Marca portanto 3 pontos (como se tivesse embolsado a bola em jogo, a verde) e a bola cor-de-rosa regressa ao seu ponto na mesa. O jogo continua normalmente, e o jogador prossegue a sua série tentando colocar a bola verde. 
Pontuação máxima no snooker Break
A pontuação máxima que se pode obter combinando as quinze bolas vermelhas com a bola preta, e embolsando depois as seis bolas de cor é de 147 pontos (15 * 8 + 27). No entanto, em certas circunstâncias muito raras, pode-se superar esta pontuação, quando se beneficia de uma falta cometida pelo adversário na vez anterior e se faz uma sequência superior a 143 pontos.
Um break é uma série de colocações consecutivas de bolas nos buracos da mesa feitas pelo mesmo jogador sem perder a vez. É atribuída a soma dos valores das bolas colocadas nessa sequência. O jogador deve colocar uma bola vermelha (ou mais que uma), que vale um ponto, seguindo-se uma das outras seis cores com pontuações entre 2 e 7 pontos, seguindo-se uma vermelha, depois uma de cor, e assim sucessivamente. De cada vez que uma bola entra, o jogador continua na sua vez, mas se falhar a tacada ou cometer uma falta, o break é interrompido. O break não é sinônimo da pontuação final do jogador, apenas do número de pontos conseguidos em sequência sem perder a vez.
Breaks superiores a 100 pontos são chamados century. Obter um "century" é uma ocasião especial para qualquer jogador, e o público recebe as tacadas muito pontuadas com fortes aplausos.

Bola 8

O jogo


Na categoria "Bola 8" serão usadas 16 bolas, sendo:
Uma branca, identificada como tacadeira, e 15 coloridas identificadas como "visadas".
As 15 bolas visadas são diferenciadas por:
Uma com o número 8 (de cor preta), sete com números de 1 a 7 sobre cores lisas, chamadas de "grupo das bolas lisas (menores)" e, outras sete numeradas de 9 a 15, sobre cores listradas e identificadas como "grupo das bolas listradas (maiores)".
A partida contará com dois ou mais jogadores, vencerá a partida o jogador que primeiro encaçapar a bola 8, mas somente depois de ter sido encaçapadas todas as bolas do grupo de seu domínio;
Definidos os domínios dos grupos de bolas, para ser considerada válida, toda tacada deverá atingir primeiramente uma das bolas do grupo de domínio do jogador ativo;
Encaçapar licitamente o mínimo de uma bola, podendo ser a mesma jogada ou, por meio de carambola ou telefone, outra bola qualquer do seu grupo de domínio;
Jogar sem encaçapar bola ou cometendo falta determina o encerramento da ação na tacada, que passará ao adversário;

Após a jogada imediatamente seguinte, de qualquer dos jogadores, a falta não punida será desconsiderada.

Mesa aberta

Exceto a bola 8, com a mesa "aberta" qualquer bola poderá ser visada e jogada, até que se encaçape uma que determine os domínios dos grupos, valendo a carambola ou telefone. Não caracterizará falta o encaçapamento de duas ou mais bolas de diferentes grupos, enquanto a mesa estiver "aberta".

A saída de partida

Usando um gabarito, as bolas visadas serão arrumadas sobre o campo de jogo em compacto formato triangular, com:

Todas as bolas "coladas" umas nas outras, a bola 1 arrumada na posição frontal do triângulo, a bola 8 no centro das demais, uma bola qualquer no vértice e sobre a marca inferior, uma bola "lisa" (menor) em um dos extremos da "base" do triângulo, e no outro extremo uma bola "listrada" (maior) - (conforme figura em anexo pág. 3);
O vencedor de sorteio ou avaliação terá o direito da saída e poderá passá-la ao adversário, que não poderá recusá-la. As saídas seguintes serão alternadas;
No mínimo 2 bolas quaisquer deverão tocar qualquer das tabelas, podendo uma delas ser a branca;
Se a bola 8 for encaçapada na jogada de saída, a mesma deverá voltar à sua marca inicial, caso esta marca esteja ocupada, a bola 8 deverá ser posicionada na linha longitudinal voltada a tabela inferior o mais próximo possível da bola que estiver ocupando seu ponto inicial; o mesmo acontecerá com a bola branca (tacadeira) quando a mesma for encaçapada com falta;
Se na saída for encaçapada a bola 8 sem cometer outra falta, mesmo que juntamente com outras bolas quaisquer, o jogador ativo poderá:
Pedir nova saída, praticando-a normalmente ou requisitar a recolocação da bola 8 na marca inferior e continuar a sua tacada normalmente.

Faltas na saída de partida
Ao cometer qualquer falta na tacada de saída, exceto a bola 8 que volta ao jogo na marca inferior ou determina o reinício da partida, todas as bolas eventualmente encaçapadas permanecerão fora do jogo.

Faltas

Serão consideradas faltas:
Não atingir um dos objetivos obrigatórios nas saídas;
Lançar bolas para fora do campo de jogo;
Tocar em qualquer bola de qualquer forma que não seja com um toque lícito da sola do taco;
Encaçapar bola do grupo de domínio do adversário;
Suicidar-se (encaçapar a bola branca);
Bi-toque (dar mais de um toque na bola branca);
Jogar com qualquer bola ainda em movimento;
Jogar sem ter contato com o chão;
Fazer a bola branca saltar por cima de outras bolas do jogo;

Encerramento de partida

A partida estará encerrada quando:
For encaçapada licitamente a bola 8, após encaçapar todas as bolas do grupo do jogador em ação;
Um dos jogadores se der por vencido;
Quando estiver em jogo apenas a bola 8, o jogador que após ter encaçapado a bola oito suicidar-se (cair de branca) perderá a partida;
Se um dos jogadores estiver apenas pela bola oito e o outro com mais bolas do seu grupo na mesa, o atleta que estiver apenas pelo 8 suicidar-se (cair de branca) após encaçapá-la, a tacada passará ao adversário sendo concedido o benefício de retirar uma bola do seu grupo de menor valor e o mesmo terá uma tacada contínua para encaçapar as bolas que restarem na mesa, caso consiga, se tornará o vencedor, o mesmo acontecerá se o jogador encaçapar a bola oito e na mesma tacada encaçapar um bola do grupo der seu adversário.
Para mais detalhes sobre regras acessem o site:http://www.snookercbbs.com/regras/ no site da nossa confederação brasileira de sinuca você encontra todos o detalhes sobre as regras jogadas no brasil.