História da sinuca

 Uma breve história da sinuca
Prefácio
  Sinuca é jogada em uma mesa de bilhar, as origens da sinuca não são registradas embora tenha sido quase de certeza inventada no final do século XIX, provavelmente por oficiais do exército britânico estacionados na Ìndia.
Snooker gíria por um cadete do primeiro ano, foi usado para se referir aos recém chegados ao jogo e eventualmente para o próprio jogo. O jogo foi introduzido na Inglaterra, e o primeiro campeonato anual de sinuca ocorreu em 1927 e foi vencido por Joe Davis, o melhor jogador da época.  Davis passou a ganhar 15 vezes em 20 anos.
  A era da televisão
  Após um período de declínio nas décadas de 1950 e 1960, a sinuca recebeu um impulso em 1969, quando a BBC lançou um novo torneio POT BLACK- (preta na caçapa).
  As características do jogo pegou a imaginação do público e o Pot Black tornou-se o segundo programa mais popular na BBC2. Os campeonatos mundiais foram televisionados pela primeira vez em 1976 e o ranking mundial foram introduzidos no ano seguinte.
  
Desde então a sinuca tem crescido em um jogo de apelo duradouro, regularmente atrair grandes audiências. Em 2005, a final do campeonato mundial de sinuca profissional entre Shaun Murphy e Matthew Stevens foi assistida por uma platéia de fim de noite maciça de quase 8 milhões de espectadores.
  A sinuca atingiu um pico de popularidade em 1985, quando 18,5 milhões assistiram Dennis Taylor derrotar Steve Davis na final do mundial.

Dennis Taylor Campeão mundial em 1985

O primeiro campeonato mundial organizou-se em 1927 graças a Joe Davis. Os jogos realizaram-se no Reino Unido com a final em 39 partidas no máximo em Birmingham. O campeonato foi ganho por Davis, por 20 jogos contra 11 de Tom Dennis. O melhor break foi 60 por Albert Cope. De 1928 à 1940 Davis venceu cada campeonato até àSegunda Guerra Mundial. Retomado o torneio em 1946, Davis ganha pela 15ª e última vez o campeonato. Davis saiu de cena em relação ao campeonato do mundo em 1946, mas continuou a jogar como jogador profissional.
Em 1947 o evento foi ganho por Walter Donaldson mas em 19481949 e 1951 foi Fred Davis, irmão de Joe, que venceu o campeonato.
Entre 1953 e 1963 não houve campeonato, e em 1964 uma partida entre dois jogadores foi organizada. Entre 1964 e 1968 Pullman defendeu o seu título todos os anos, mas não se fazia um torneio, apenas uma partida individual. Em 1969 os organizadores optaram por um torneio em vez de uma só partida. John Spencer venceu o torneio de 1969, seguindo-se 6 vitórias em 9 anos, por Ray Reardon, entre 1970 e 1978. Durante a década de 1980 foi Steve Davis quem dominou o campeonato, com seis vitórias entre 1981 e 1989. Ficou em segundo em 1985. A partir de 1990Stephen Hendry dominou o torneio. Em relação ao título em 1990 foi consagrado como o mais jovem campeão do mundo (21 anos), seguindo-se 5 vitórias entre 1992 e 1996, ou seja 29 partidas seguidas sem derrota, assim cumprindo 4 campeonatos de seguida até 1997antes de perder a final para Ken Doherty. Em 1999 obteve o 7º título para ultrapassar Ray Reardon e Steve Davis, e só Joe Davis tem mais títulos que Hendry.
Desde 2000, três jogadores conseguiram o título mais do que uma só vez: Mark J. WilliamsRonnie O'Sullivan e John Higgins.

  • Joe Davis detém o recorde do maior número de campeonatos: 15.
  • O primeiro break máximo foi obtido por Cliff Thorburn em 1983.
  • Ronnie O'Sullivan é o único jogador a conseguir três breaks máximos; É também o único a fazer um break máximo e a perder esse jogo (contra Marco Fu em 2003).
  • Só três vencedores não têm origem britânica ; Horace Lindrum (Austrália), Cliff Thorburn (Canadá) e Ken Doherty (Irlanda).
  • O mais jovem campeão é Stephen Hendry; tinha 21 anos em 1991.
  • O único a perder uma partida sem ganhar um só jogo é Eddie Charlton que perdeu 10-0 contra John Parrot em 1992.
  • Mais detalhes sobre a história do snooker

  • Pic: o rei Luís XIV da França jogando bilhar em 1694.

  • Graças a Thurston Quem melhor do que Dominic Dale , um dos maiores especialistas do mundo em tacos da história do esporte, para descrever a evolução dos tacos ao longo dos últimos 400 anos ....
    • As origens do taco de snooker
    • Bilhar, que precederam snooker por mais de 200 anos, foi tocada pela primeira vez em mesas-pocket em alguns lugares ao redor da Europa, durante o século 17. Havia várias versões diferentes, incluindo um francês bizarro chamado bilhar fortificação, onde havia um pouco de chumbo cabanas, sinos e aros em cima da mesa que a bola tinha que passar. Acredita-se amplamente que o bilhar deriva do croquet, razão pela qual o tecido é verde - para representar a grama. Os primeiros tacos foram chamados maças, que foram derivadas de marretas croquet; pedaços de madeira que era curvas em uma extremidade e muitas vezes com pontas de marfim. O jogador iria passar o topo da maça sobre seu ombro direito, e empurrar a bola junto com um movimento de varredura.
    • Aos poucos, a maça foi extinta, como os jogadores experimentaram bater a bola com a ponta fina, que tinha um diâmetro semelhante às sugestões de hoje. Eles descobriram que podiam desempenhar certas jogadas mais facilmente, especialmente quando elas eram contra as tabelas - que na época eram muito maiores do que as de hoje. Em algum momento eles tentaram torcer a extremidade mais fina nas paredes caiadas (pintada de cal) do teto, que teve o mesmo efeito que o giz. É frequentemente o caso no esporte - o equipamento melhora gradualmente ao longo do tempo, como os jogadores tentam métodos diferentes. Até o início do século 19, a maça foi mal utilizada, exceto para mulheres jogadores.
    • Misturando negócios com couro
    • Em 1807, um oficial de infantaria francês chamado Captain François Mingaud estava na prisão perto de Paris.Ele era um jogador afinado, e na prisão, ele experimentou com o uso de uma ponta de couro sobre o fim de seu taco, usando pedaços de couro ele cortou do chicote de fios de um cavalo. Em sua libertação da prisão, ele espantou tudo e todos com as novas tacadas que ele podia executar, porque ele podia obter muito mais controle sobre as bolas. Ele estava executando todos os tipos de tacadas de efeito que os jogadores não poderiam nem ter sonhado antes, e que ainda hoje seriam tiros fantásticos.
    • Em 1827, Mingaud publicou um livro chamado Le Noble Jeu de bilhar, que descreveu em detalhes todos as tacadas incríveis que ele podia executar. Mingaud então conheceu John Thurston, que foi uma figura-chave no desenvolvimento de mesas de bilhar. Thurston publicou o livro em 1830, em Inglês com o título "The Game Noble de Bilhar -. Golpes extraordinários e surpreendentes que têm animado a admiração da maioria dos soberanos da Europa ' Depois disso, todos sabiam sobre os benefícios da ponta de couro, e logo se tornou amplamente utilizado.
    • Até então, a maça era obsoleta, e os fabricantes estavam fazendo uma espécie de sugestão de transição com pontas de couro. No início, eles teriam tamanhos de ponta de 14 ou 15 milímetros, e no final, espessura que seria 35 ou 36 milímetros. E eles teriam uma parte plana no final de espessura, seis ou oito polegadas de comprimento com uma tira de couro por baixo, e algumas pessoas ainda iria usar isso para empurrar a bola ao longo; uma reposição de volta para a maça. Mesmo tacos de hoje ainda tem essa parte plana - o único recurso que resta da antiga maça. Hoje em dia é apenas um lugar para o fabricante de colocar seu emblema, embora alguns jogadores usam a parte plana para alinhar o tiro que o grão em poços Ash tem uma configuração de seta e pode ser uma ajuda para a mira.
    • Crescimento do comércio de Cue (tacos).
    • Na segunda metade do século 19, a popularidade do bilhar avançava e tornou-se um jogo muito amado na Grã-Bretanha. Por volta de 1860 em diante, houve alguns jogadores muito bons que estavam fazendo pausas de centenas, e até milhares. Os jogadores estavam à frente dos tomadores de regras, inventando traços e formas de pontuar breaks cada vez maiores. Os administradores teria, então, introduzir regras para limitar certos tiros.
    • Enquanto os jogadores começaram a evoluir mais e mais, os fabricantes de acessórios da era vitoriana como Thurston e Burroughes & Watts foram crescendo em estatura, e fazendo melhorias para seus produtos. Os tacos foram ficando mais finos - na década de 1870 ao final de espessura diminuiu para cerca de 32 milímetros ou 33 milímetros, ea ponta pode ser 11 milímetros ou 12 milímetros. É claro que, naqueles dias os panos eram muito mais espessos e as bolas de marfim mais pesadas, então uma ponta de 12 milímetros iria jogar semelhante a uma ponta de 10 milímetros nas condições de hoje. A forma como os tacos foram afunilados começou a mudar. Os primeiros sinais de bilhar tinha uma inclinação gradual, para que eles estreitassem sobre a área "ponte" e bastante flexível para a extremidade da ponta. Isso permitiu que os jogadores usassem lados e rotação, e fazer tiros de canhão com as bolas de marfim pesadas.
    • Uma das maiores fabricantes de tacos foi a Peradon, fundada em 1885 e ainda continua hoje como parte do grupo de Thurston. Eles foram a primeira empresa a produzir tacos em massa - que fizeram milhares de pessoas no Reino Unido e na França. Ainda hoje, qualquer sugestão britânica que não tem Rileys ou Burroughes & Watts escrito na placa de identificação será mais provável ter sido feita por Peradon.
    • Snooker Takes Over
    • Por volta de 1920, jogadores de bilhar se tornaram  tão bons, que eles tornaram-se  entretenimento público. Muitas pessoas queriam sentar-se e prestar atenção para as dicas de como um jogador fez uma pausa de cem ou mais em uma base regular. O lendário Joe Davis viu o potencial do snooker  ter seu lugar de susseço, e ele organizou o primeiro Campeonato do Mundo em 1927.
    • Como snooker assumiu a partir do bilhar, a maneira como se jogava mudou, com Davis na vanguarda desta evolução. Nos livros de instruções que ele escreveu nos anos 1940 e 50, ele disse que um taco de sinuca deve ser mais curto do que um bilhar, mais pesado, mais forte no cone e aguerrido. Bilhar foi um jogo muito mais delicado e sutil, enquanto o snooker era necessários mais tiros com o poder, forçando as bolas ao redor da mesa. Ele disse aos gostos de Rileys e Peradon como um taco deve ser, e as pessoas logo aderiam a suas idéias. Mais ou menos qualquer taco de snooker  feito a partir da década de 1940 em diante segue esses princípios. É por isso que alguns jogadores da época de hoje usam tacos desse período, como Steve Davis que usa um taco  Burroughes & Watts 'Ye Olde Ash', e Shaun Murphy que usou um Champion Tom Newman Cue feito por Peradon - tantos dos que foram feitos na década de 1930.
    • Então, não a muito de uma disparidade entre os tacos que foram feitos há 70 anos, e os utilizados hoje. A principal diferença é qua maioria dos tacos naqueles dias foi feitos a partir de ash Inglês. O nosso clima é relativamente úmido, o que significa que a madeira é muitas vezes mais fraca do que whippier e as ash que é utilizado em tacos de hoje em dia, na América do Norte, Rússia e Dinamarca. Joe Davis sequer mencionado em seu livro que os tacos Whippy são muito bons para bilhar, mas não é bom para o snooker. Ash era a madeira predominante, até a década de 1940, quando bordo tornou-se popular. De fato, durante os anos de guerra, quando eles acabaram com o bordo, eles usaram uma madeira de aparência semelhante chamado carpa em seu lugar.
    • A era moderna
    • Durante o final dos anos 1970 e início dos anos 1980, como snooker tornou-se um grande sucesso na televisão esporte, especializados fabricantes de tacos, tais como John Parris e Hunt & O'Byrne experimentaram todos os tipos de madeiras exótica como um ponto de venda. Eles começaram a fazer tacos emendados à mão duplos com madeiras fantasia de lugares como Tailândia, Camboja, Laos, Indonésia e África, muitas vezes por ornamentos decorativos sobre os tacos que são agradáveis aos olhos. Mas a maioria dos jogadores ainda quer um simples taco de ash simples, com uma emenda da frente. Na verdade cue (taco) tradicional de John Parris é inspirado no antigo taco Burwat Champion por Burroughes & Watts.
    • A grande mudança nos últimos 40 anos tem sido em tamanhos de ponta. Nos anos 1970, a maioria dos jogadores usaria uma dica 10mm ou 10,5 milímetros. Hoje, Shaun Murphy usa um que é um pouco menos de 9mm, e a maioria dos jogadores usam entre 9,25 milímetros e 9,5 milímetros. Isso porque os panos que jogamos  são muito mais finos, e praticamente sem atrito. Quando jogamos um tiro com spin, é quase como se as bolas estivessem no gelo - elas mal matêm aderência à superfície. Se usarmos pontas de 10mm ou mais, quando jogamos  do lado, ele pode empurrar a bola na direção oposta, e não há atrito suficiente sobre o pano para a bola e girá-la de volta na direção certa.
    • Giz
    • Durante a década de 1840, um sujeito chamado John Carr Inglês, que jogou em Bartley de Bilhar Quartos em Bath, inventou os pequenos cubos de giz que conhecemos hoje. Ele o chamou de "torcer giz 'porque torção era uma antiga palavra para o lado, por isso ele foi capaz de colocar uma tremenda quantidade de efeito na bola, através da aplicação de giz para a ponta. Ele deu às pessoas a impressão de que seu produto era muito especial e fez fortuna vendendo o que era, de fato, apenas giz comum corte em quadrados. Durante a era vitoriana, o giz veio da França. tacos foram mesmo polidos com giz francês antes de serem vendidos, para selar a madeira e proporcionar um acabamento suave e sedoso. Hoje em dia, a maioria do giz vem da América.Triângulo Verde é a marca mais popular. Costumava haver um monte de teor de chumbo no giz, mas que foi retirado agora. Alguns jogadores usam agora uma marca chamada Mestre Chalk - Eu não tentei ainda, mas eu estou disposto a. Estou usando o triângulo verde, que é cerca de 30 anos de idade, e ele pode aderir à ponta melhor. Há uma marca japonesa chamado Kamui, que é muito caro, mas, aparentemente, você só precisa de giz a ponta a cada 20 ou 30 tiros. O problema com isso é que você pode esquecer de giz seu taco completamente. E para a maioria dos jogadores passar giz é um hábito, a cada dois ou três tiros. 
    • Tabelas
    • Até a década de 1840, as tabelas eram muito mortas, porque elas estavam apenas recheadas e preenchidas com um material chamado rebanho ou lista, assim você dificilmente tem qualquer repercussão quando a bola batia na tabela. Em seguida, Charles Goodyear inventou um processo de vulcanização da borracha, e isso fez uma diferença enorme. Usando borracha para fazer as tabelas permitindo mais rejeição e reação, especialmente no tempo frio. Antes do processo de vulcanização, tabelas de borracha tinham que ser aquecidas nos meses de inverno. Isto foi feito colocando panelas quentes de aquecimento de água, feitas de zinco, ao longo do comprimento das tabelas para amolecer a borracha e a torná-las mais elástica e responsiva. Essas panelas aquecimento pode ser compradas em empresas líderes de Bilhar hoje em dia.