quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Bilhar e cerveja podem fazer parte do bom envelhecimento. (Matéria Jornal A Notícia).

Para pesquisador, exercícios físicos e cognitivos devem ter a mesma importância no dia a dia.
Bilhar e cerveja podem fazer parte do bom envelhecimento Diego Redel/Agencia RBS
Foto: Diego Redel / Agencia RBS
Há 30 anos, quando a expectativa de vida era menor, quem chegava à terceira idade não recebia estímulo para se exercitar e as únicas atividades adequadas eram os jogos de raciocínio.

Aske Juul Lassen, professor da Universidade de Copenhague, pesquisou, durante dois anos, sobre o envelhecimento ativo e concluiu que as atividades físicas são importantes, mas as atividades cognitivas são fundamentais na mesma medida. Segundo o pesquisador, bilhar e cerveja fazem parte de um envelhecimento ativo. Na Europa, as pessoas mais velhas fazem diferentes coisas que podem ser consideradas parte do envelhecimento. Algumas dessas atividades não são consideradas saudáveis pelas autoridades, mas também melhoram a qualidade de vida.

– A velhice, hoje, de certa forma, foi cancelada –, diz

Alimentos mais saudáveis tornam as pessoas mais felizes

Exercícios simples garantem resultados mais rápidos do que treinamento de força

O pesquisador acompanhou um grupo com idade entre 70 e 95 anos que jogam bilhar quatro vezes por semana.

– A qualidade de vida se eleva porque eles fazem uma imersão, durante o tempo de convívio, em suas comunidades e, assim, se mantém socialmente ativos. Como durante o bilhar os jogadores alternam períodos de atividade e passividade, os homens podem continuar jogando por horas –, explica.

De acordo com Lassen, fazer parte de um centro de convívio, onde se pode fazer atividades físicas e sociais, melhora a capacidade de manter as doenças longe.

– Eles não se concentram tando em suas doenças quando estão envolvidos nos jogos ou outra atividade que os centros têm a oferecer.

Nenhum comentário :

Postar um comentário