quarta-feira, 12 de outubro de 2016

BILHAR RUSSO!



Tentei encontrar as regras mas as traduções do russo para o português ficam bem "embaralhadas" mas pelo pouco que entendi existem 4 variações:
1- Pirâmide livre (outro nome: pirâmide ou americano);
2- A pirâmide combinada (a pirâmide de Moscou ou sibirka);
3- Pirâmide dinâmica (pirâmide de Nevsky);
4- Pirâmide clássica (pirâmide russa ou 71 pontos).
No jogo do vídeo pelo pouco que consegui compreender é a regra da pirâmide dinâmica ou a pirâmide de Moscou que são bem parecidas com algumas diferenças.
O objetivo é guardar oito bolas, cada tacada que você consegue fazer que a tacadeira caia na caçapa ou seja"cair de branca" que não é branca é vermelha, você pode escolher e retirar uma bola da mesa e cada bola tem uma numeração como na bola 8. Quando você mata a bola ela volta para mesa e você continua tacando. Cada vez que um jogador junta 8 bolas no"bolso" vence a partida. Acho que é mais ou menos isso se alguém conhecer melhor as regras por favor deixe seu comentário.
Na Rússia o bilhar apareceu durante o XVIII século: depois da visita a Holanda Peter I, tendo aprendido sobre este jogo, ordenando fazer uma mesa de bilhar para si mesmo. Gradualmente este jogo começou a chegar a famílias nobres e clubes. No meio do século XIX na Rússia apareciam as primeiras fábricas de bilhar que lhes proporcionavam sair mesas de bilhar bastante qualitativas e acessórios. Desenvolvendo-se independentemente de outros países, o bilhar na Rússia gradualmente começou a encontrar os padrões e regras.

Nenhum comentário :

Postar um comentário